As polícias civis do Distrito Federal, São Paulo e Bahia, com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (DIOPI-SENASP-MJSP), deflagraram a “Operação Cyber Shield”, nesta quinta-feira (28/12). O objetivo da ação é o combate a crimes de extorsão praticados por organizações criminosas na Internet.
Conforme a fonte do Informe Baiano, quatro pessoas já foram presas, sendo três em São Paulo e uma na Bahia. A investigação identificou um grupo que extorquia pessoas que acessavam conteúdo sexual em grupos do aplicativo de troca de mensagens Telegram, especialmente criados pelos criminosos para atrair vítimas. Os integrantes da organização criminosa focavam em vítimas residentes no Distrito Federal com atuação em importantes cargos públicos e em parentes das autoridades. Governadores e secretários de Estado chegaram a ser alvos dos criminosos.
Após identificar vítimas, os criminosos pesquisavam detalhes das pessoas a partir de acesso indevido em bases de informações sigilosas pertencentes a polícias estaduais.
No curso das conversas, os bandidos exigiam sucessivas transferências de PIX em troca de deixar as vítimas em paz. As vítimas depositaram nas contas dos criminosos mais de 20 mil reais.
Durante as investigações, foi constatado que os indivíduos operavam distribuídos pelos municípios de Feira de Santana, Salvador, Pirituba/SP e São Paulo/SP. Eles possuíam relação com facções criminosas.
Ao todo, estão sendo cumpridos hoje cinco mandados de busca e apreensão, além de prisões temporárias nos estados de São Paulo e Bahia. Ao todo, 40 policiais civis participam da investida.
Operação Cyber Shield: o nome faz alusão à segurança cibernética. Essa expressão sugere a ideia de uma “barreira” ou “escudo” no mundo virtual, indicando um esforço para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças cibernéticas.
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro ou sua cidade para o nosso WhatsApp (75) 9 8881-2277 Nos insira nos seus grupos