Operação desarticula esquema criminoso com participação de servidores públicos federais
Na manhã desta quarta-feira (6/11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Entreposto, que resultou na prisão de nove pessoas suspeitas de integrar um esquema de desvio e apropriação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil (RFB). Entre os detidos estão servidores públicos que, de acordo com as investigações, usavam seus cargos para desviar produtos fiscalizados, reinserindo-os de maneira criminosa no mercado informal.
Além das prisões preventivas, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, três de busca pessoal e 12 medidas cautelares. A operação também determinou o sequestro de 22 imóveis e 24 veículos, além do bloqueio de contas bancárias dos envolvidos, com um montante total bloqueado que chega a aproximadamente R$ 37 milhões. As ações foram realizadas em várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incluindo Santa Maria, Pelotas, Lajeado, Braga, Santo Augusto e Chapecó.
As investigações apontaram que os servidores envolvidos no esquema fraudavam os registros de apreensão, permitindo que apenas uma parte dos produtos confiscados fosse oficialmente destinada ao depósito da Receita Federal em Santa Maria/RS. A operação revelou ainda a participação de um policial militar de Santa Catarina, atuante no setor de inteligência da RFB, que auxiliava nas abordagens e colaborava na venda e distribuição dos produtos desviados.