Irará: Em eleição acirrada, militantes hostilizam agentes de pesquisa

As eleições 2024 de Irará estão sendo uma das mais acirradas dos últimos 20 anos na cidade.

Com quatro candidatos em disputa pela prefeitura da cidade, o cenário é de polarização entre o atual prefeito Derivaldo Pinto (PT) e o candidato Nássara Santana (MDB). Completam a disputa Dico da JNE (DC) e Seu Dias (PL).

Nas ruas, as opiniões de quem vai ganhar as eleições se dividem entre os eleitores dos candidatos que encabeçam a polarização. No entanto, apesar da certeza dada, poucos tem coragem de apostar dinheiro em seus candidatos.

Este cenário acirrado dificulta a vida de quem faz pesquisa de opinião pública. No dia 22 de setembro, agentes de pesquisa do Instituto Gasparetto Pesquisa e Estatística sofreram agressões verbais e assédio moral por parte de militantes partidários.

De acordo com Instituto, em nota publicada em seu site institucional, as hostilizações aconteciam até com gravações de vídeos expondo os agentes e as placas dos veículos utilizados pelos profissionais. A dificuldade de fazer pesquisa foi tal que o Instituto suspendeu a coleta de dados que fazia na cidade e abortou a pesquisa.

O curioso é que nesse cenário complicado o candidato Nássara Santana (MDB) já divulgou quatro pesquisas de opinião pública nas quais aparece na frente. Todas as quatros foram impugnadas pela Justiça Eleitoral.

nota

No último domingo, dia 22 de setembro, o Instituto suspendeu a conclusão de pesquisa de intenções de voto no município de Irará, Bahia, por impossibilidade de realização de entrevistas em que o eleitor pudesse opinar sem constrangimentos e com liberdade, devido ao assédio sofrido pela equipe por militantes partidários, inclusive com a inclusão de vídeos de integrante da equipe e da placa do carro utilizado.

Nessas circunstâncias marcadas pela falta de liberdade do eleitor entrevistado e do pesquisador, decidimos suspender a pesquisa por precaução e preservação do eleitor e do pesquisador e da própria pesquisa.

Agenor Gasparetto

GPE Bahia