HEC atinge 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em 2025

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, alcançou 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em 2025, consolidando-se entre os serviços de saúde baianos com classificação de “Alta Conformidade”, segundo os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A avaliação, realizada anualmente pela Anvisa em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária da Bahia (NSP VISA/BA), classifica as unidades de saúde por meio de 21 indicadores que compõem as normas nacionais de segurança do paciente. E o HEC obteve conformidade em todos os indicadores avaliados.

Esses indicadores abrangem protocolos e práticas essenciais, como higiene das mãos, identificação do paciente, cirurgia segura, prevenção de infecção hospitalar, controle de antimicrobianos, segurança na prescrição e administração de medicamentos, além da notificação regular de incidentes. Todos os critérios seguem a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013 e o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021–2025.

A diretora-geral do HEC, Lívia Leite, destacou que o resultado reafirma o compromisso institucional com a qualidade e a segurança assistencial. “O alcance de 100% de conformidade demonstra a consolidação das nossas práticas e a responsabilidade compartilhada de toda a equipe em manter um ambiente assistencial seguro e alinhado aos protocolos nacionais.”

A gerente de Qualidade das unidades geridas pela Liga Álvaro Bahia, Roberta Assmar, ressaltou a importância do resultado para o aprimoramento contínuo dos serviços e reforçou que o reconhecimento reflete a maturidade do sistema interno de gestão da segurança do HEC e da Liga. “Esse desempenho reforça nosso compromisso com a melhoria constante dos processos e com a efetividade das ações voltadas à segurança do paciente, assegurando que cada etapa do cuidado seja conduzida de forma segura e responsável.”

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade 100% SUS da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), administrada pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. Com 260 leitos, sendo 206 pediátricos e 54 obstétricos, o HEC realiza atendimentos de urgência e emergência 24 horas, além de oferecer consultas especializadas, internações, serviços de diagnóstico, ensino e pesquisa.

Ascom